quarta-feira, 29 de setembro de 2010

#11 - Artigo: Call em 3bet por set value

Escrevi lá no Maisev pq tem bastante gte na sessão de Micro Stakes dando esse call e normalmente ele é -Ev. Vamos ver a matemática da coisa:


Odds para um set:
Então manolos, acertaremos nosso set 1 a cada 8 vezes, alguns dizem 7,5. Na dúvida, faremos a conta:

Se temos um 7s7d na mão, o 7h e o 7c estarão no baralho. Vamos lembrar do ensino médio. O baralho tem 52 cartas, 2 na nossa mão, sobram 50. Vamos fazer a conta de não acertar um set para não precisar mexer com permutação, dessas 50, duas serão um 7, então sobram 48 de 50, abrimos a primeira carta do flop, temos 47 de 49, e depois teremos 46 de 48. É simples, mas tenho mta dificuldade de explicar digitando, se alguém não entender é só perguntar q tento elaborar melhor ou outro user mesmo com mais facilidade elabora.
A conta será:
48/50 * 47/49 * 46/48 = Porcentagem de vezes que não floparemos um set
0,96 * 0,9591836734693878 * 0,9583333333 = 0,8824489795918368

Subtraindo de 1, que corresponde a 100%, temos que a chance de flopar um set é de 11.75%.
100/11.75 = 8.5%
O que resulta numa ratio de 1-7.5%


Então Daniel, temos uma ratio de 1-7.5, mas uso a regra de 1-8, essa folga é suficiente?
A resposta é não. Uma folga ok é 1-15.
Dei uma pesquisada aqui, pedi pro maneh editar, e o harrington fala em 1-25, e em alguns fóruns é recomendado 1-15+ dependendo mto dos reads se o vilão atola facilmente, se é mto aggro, e etc. 1-13 com reads é aceitável. Fiquem sempre atentos a isso para fazer as jogadas o +Ev possível.


Supondo stacks efetivos de 100bbs, e que fazemos um raise de 4bbs com 77 no UTG, o vilão do BU nos tribeta para 12bbs. Teremos que pagar mais 8bbs para ver o flop. Vamos calcular cada caso.
Stack do vilão = 100-12-> 88bbs
Vamos pagar 8 vezes e erraremos o flop em 7 e acertaremos o set na oitava como exemplo.

8bbs que temos que pagar * 7 vezes que erraremos o flop = 56bbs
Vamos supor que o vilão Cbeta e nós foldamos, serão -56bbs

Agora pagamos 8bbs e acertamos nosso set BUM! PROFIT! NOT!
Vamos calcular o pote: 12bbs + 12bbs + 1.5bbs =~25bbs

Demos ck, o vilão cbeta 17bbs, aqui é a hora da decisão, raise ou call pra tentar extrair? O ck/r em 3beted pot mostra mta força, não queremos dar free card para o vilão, porém ele foldará para nossos ck/r na maioria das vezes. Levamos então 25 + 17 = 42bbs
Porém, desses 42bbs, 12 eram nossos. O lucro mesmo são 30bbs.
Ou seja, nessa caso o EV = -26bbs

Supondo o call no ck/r e fold pra lead turn ou ck bhd turn e ck bhd ou fold river o lucro será de: 47bbs, a jogada ainda é -Ev.

Para a jogada ser +EV, o vilão precisar atolar os 100bbs dele todas as vezes e não podemos tomar um set x set, um flush ou str8 contra um AQs+.


Dependendo da textura do flop o call pode ser a melhor opção, pois teremos um pote com cerca de 60bbs, e no caso do vilão disparar um 2nd barrel há mais chances dele atolar o restante do stack. No entanto nem sempre isso irá acontecer, vilão poderá dar ck turn e fold river, ou até mesmo b/f turn. Além das vezes que terá um FD com AKs ou AQs, ou até mesmo um str8 draw e sets maiores em bordos A7X ou K7X. No entanto isso é raro de acontecer mas vale a pena ser mencionado aqui.
E usualmente não atolarão de AQ, AK quando não bater no flop ou JJ, QQ em bordos A e K high.


Outro vilão dessa história, é o RAKE.
Pelo menos no PP, qdo ganho um pote de 200bbs (100 meus, e 100 do vilão), 10bbs eu pago de rake, ou seja, do meu lucro, 10% vão embora. E 10bbs pra uma jogada que busca um lucro de 44bbs (100 do stack - as 56bbs das 7 vezes que pagamos e não acertamos o set), limita nosso lucro a 34bbs.
Além das vezes em que o vilão não atolará os 100bbs.

A folga da ratio 1-11+
A ratio de 1-7.5 é muito close pq os stacks efetivos são apenas 100bbs, e depois da 3bet o vilão vai ter apenas 88bbs no stack. Usando essa regrinha de odds, temos uma folga pros casos em que o vilão não irá atolar os 88bbs restantes e pras vezes que iremos perder, além claro, do rake gigante em microstakes.
Eu particularmente recomendo 12 a 15 pra set mining pra diminuir a variância e trabalhar com um jogo mais sólido, mas varia de cada um.


Depois dessa análise toda, eu considero o call em 3bet por setmining uma jogada -EV. Mas creio que cabe a cada um fazer sua análise e obviamente está aberto a comentários e correções dos jogadores mais experientes, mesmo pq não tenho pretensão de ensinar nada, e muito menos queria escrever asneira aqui. Ainda mais que nem preparei nada, me deu vtde e saí escrevendo o que eu penso sobre o assunto haha


Edit: Mesmo estando IP, continua sendo -Ev, pois se o vilão pode dar cbet e foldar pra raise, ou dar ck/f flop com AK, AQ quando não bater.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

#10 - Atualizando...

Fala moçada, esses dias tem sido bem corridos e cansativos, pouco tempo e cabeça pra grind.

Durante o fds raramente jogo, sábado de manhã ainda animei, mas logo perdi 1,5BI com direito a AK x AA e só voltei a jogar hoje.
Ontem acompanhei o Pedmend na reta final do ME do WCOOP e eqto isso abri um torneiozinho pra relaxar, já q não tava com cabeça pra jogar cash.

Até que fui bem, caí em 52º de 4k e embolsei 7 BI pra conta (2BIs de cash na verdade, o torneio era de 1.10 e levei $7 e uns quebrados), caí de 77 x QJ sendo o agressor pf, um flipizinho q era pra deixar grande e tentar mesa final. Não holdou, faz parte hehehe.

Hoje joguei poucas mãos, 563 só, mas fiquei 2BI up, um acima do EV de um JJ x AK que holdei. Provavelmente .5k hands vai ser minha média diária, estou com pouco tempo disponível pra grindar. Mas tamo indo devagar. Espero q mês que vem dê uma melhorada (40k mínimo) e eu consiga shipar alguma coisa boa na Card Rush (promoção do PP) e quem sabe pegar silver key lá + um bônuzinho.

Chega de falação e vamos aos gráficos hehe
CLIQUE PARA AUMENTAR
Graph de Hoje



Desde que voltei a grindar



Mês (faltando várias mãos que perdi no HD do outro pc)



E eh isso! :D

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

#9 - Donkey Runnando Hot

Então moçada, não tem mta novidade não, joguei mais 1.8k hands e esqueci de linkar as mãos do maisev do post anterior, mas faço isso qdo tiver um tempinho durante o fds hehehe


Vou separar umas mãos interessantes de lá e postar aqui pra vcs verem.



Como podemos ver pelos graphs abaixo eu era só um donkey runnando hot e agora as coisas voltaram um pouco ao normal, ainda assim to mto satisfeito com meu desempenho pq pra qm tava só ficando down shipar esses 7BIs tá ótimo! :D

Cliquem na imagem para aumentar
Graph desde que voltei a jogar há 3 dias:




Graph das 1.8k hands jogadas depois do graph do post anterior:



quem quiser adicionar skype fica a vtde: damourax

That's all folks! Amanhã tem mais!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

#8- Back in da house!

Fala manolos! Long time no see neh? auehauhe

Então, meu desktop morreu há umas três semanas e acabei shipando um note já que to sem mto espaço em casa. Daí enrolação pra pagar, chegar e talz e etc que só ontem voltei ao grind. Durante esse tempo eu estudei um pouco (mto menos do que eu deveria, mas pretendo continuar estudando cada vez mais) e já vi que deu resultados. Joguei mais focado, prestando mais atenção, e ontem fiz uma session com o tangzin (reg de NL25) me acompanhando. Foi bem produtivo, me ajudou bastante a ver alguns spots mais claramente, ck/raise, c-bet, 2nd barrel e talz, dúvidas bem simples mas que me confundiam a cabeça. Valeu tang! \o
No início deu a impressão de q ele era sortudo, tava +- 1,5BI up da sessão da tarde mas tomei dois coolers sicks e acabei even no dia, não regula session conjunta não, assim q ele saiu começou a chover $$ de um donkey 85/75 em mais de 120 mãos huaheuhauhauheua. Sente o graph sick:



Então manolos, vou separar umas mãos interessantes aqui pra comentar/dúvidas e postar lá no maisev, daí eu linko aqui pq os naipes aqui saem td torto.

Primeiro mês q eu to positivo hehehe, sei q to runnando hot pra porra, mas espero fechar esse mês up e se der tempo desbloquear mais uma parte do bonus antes q ele expire daqui a 5 dias.


Vamo q vamo q essa maré vai virar!